sábado, 22 de janeiro de 2011

Saiba evitar furtos e roubos a notebooks

Hoje em dia, quase todo mundo tem um notebook e, quase sempre, viaja com ele. Ainda mais se for uma viagem de negócios, muito comum aqui na capital paulista. Um notebook é o objeto do desejo de muitas pessoas, incluindo quadrilhas e assaltantes que se especializam em roubos e furtos destes portáteis. Para que o uso do laptop não vire um pesadelo é importante seguir algumas dicas de segurança.

Grandes centros comerciais e aeroportos são locais de maior ocorrência de roubos e furtos de notebooks. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os locais mais visados são bairros como Jardins, Itaim e as regiões das avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini, Morumbi, Santo Amaro, Marginal Pinheiros, além dos aeroportos de Congonhas e Cumbica.

Em aeroportos, a dica básica de segurança é que o usuário não se descuide da bagagem de mão com o notebook, especialmente enquanto compra um lanche, visita uma loja ou faz um telefonema. Ao menor sinal de desatenção do usuário, o assaltante troca a mala com o notebook por uma maleta falsa, que tem revistas ou um tijolo dentro. Muitas pessoas só se dão conta do furto muito tempo depois. Alguns nem chegar a perceber que foram furtados, acreditando que tenham perdido o aparelho.

Atualmente, os assaltantes contam com olheiros que observam usuários de notebooks em eventos, na saída de empresas, hotéis ou aqueles que se descuidam do notebook na rua enquanto falam ao telefone. Os olheiros avisam assaltantes que estão em motocicletas. Estes realizam assaltos à mão armada contra motoristas ou mesmo passageiros em táxis.

Os usuários de iPod, tocador digital da Apple, também começam a ser visados pelos assaltantes. Os fones brancos facilmente denunciam o caro e cobiçado aparelho da Apple, tornando-o alvo fácil para os ladrões.

A primeira dica para os usuários destes players é não chamar a atenção. Quem não desgruda do iPod deve evitar exibir o tocador em locais de grande concentração de pessoas e trocar os fones originais por modelos mais comuns.

Veja as dicas para prevenir roubos e furtos de laptops e outros eletrônicos:

. Evite usar a maleta tradicional do notebook. Porcure carregar o equipamento em uma mochila comum;

. Quando levar o notebook no carro ou pegar um táxi, o usuário deve colocar o equipamento no porta-malas antes de sair do estacionamento;

. Não se desligue do notebook. Muitas pessoas param para falar ao celular ou no telefone público e deixam a mala com o laptop no chão. Isso é um prato cheio para os assaltantes.

Além de tomar precauções também é possível fazer um seguro do notebook, o que costuma ser viável para máquinas novas e de alto valor. A seguradora Porto Seguro, por exemplo, oferece seguros para notebooks com até dois anos de uso. No contrato é cobrada uma taxa de 10% do valor do notebook, mais 60 reais pela apólice e 7% de IOF. Mas fique de olho na cobertura do seguro. Muitos contratos não cobrem furtos simples, somente roubos e furtos qualificados.

Mesmo tomando todos estes cuidados, faça sempre um back-up dos seus dados, fotos, músicas. São lembranças que ninguém quer perder...

Nenhum comentário:

Postar um comentário