quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Operação Fim de Ano da ANAC/INFRAERO intensifica o policiamento no Aeroporto Internacional de Guarulhos



A OPERAÇÃO FIM DE ANO iniciada pela ANAC/INFRAERO na sexta-feira, dia 17 de dezembro, prometeu e conseguiu minimizar os efeitos da super lotação do Aeroporto Internacional de Guarulhos durante as festas de fim de ano.

Além de uma série de medidas como a proibição do overbooking e outras visando garantir os direitos do consumidor (ver postagem anterior), a Operação reforçou a Polícia Civil do aeroporto, criando novas instalações para o atendimento ao público, no mezanino ao fim da Asa D. A delegacia está estrategicamente localizada nas proximidades do check-in das companhias aéreas internacionais, onde ocorriam os maiores números de furto.


Além disso, está sendo construida uma nova delegacia no terminal de cargas - TECA e policiais foram especialmente designados para intensificar as rondas ostensivas pelo saguão visando a diminuição dos furtos.

O saldo da operação foi extremamente positivo - pelo menos por enquanto, pois a Operação Verão vai até o final do mês de janeiro. O número de furtos caiu pela metade!!!!! Isso mostra que um pouco de boa vontade e o trabalho conjunto de todos os orgãos públicos envolvidos dá resultado.

Apesar do grande número de pessoas que transitou pelo aeroporto no final de 2010, muito poucos furtos foram registrados. O pessoal da Companhia de Engenharia de Tráfego - CET intensificou a fiscalização na área externa do aeroporto, impedindo que os carros utilizados pelos ladrões ficassem parados em fila dupla aguardando os comparsas, como era comum.

No interior do aeroporto, os "batedores de carteira" encontravam mais dificuldades, percebendo policiais civis identificados transitando pelas áreas críticas. Os poucos que insistiam, logo ficavam receosos com a grande placa da Polícia Civil bem acima de suas cabeças, pertinho do check-in das companhias internacionais, onde transitam as vítimas mais cobiçadas dos bandidos: os turistas estrangeiros e seus dólares...

Com a diminuição dos furtos na área externa, faltava fazer alguma coisa quanto aos desvios de carga e bagagem, reclamação comum em qualquer aeroporto do mundo. Para tentar minimizar o problema, estamos contruindo uma nova delegacia no Terminal de Cargas, o que tende a diminuir o número de delitos também. Vamos aguardar...

Atrasos em voos ainda houveram. Não pudemos impedir a ameaça de greve dos aeroviários nem pela neve na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário