domingo, 10 de outubro de 2010

Dicas de segurança do Governo dos Estados Unidos

Acabei de fazer um curso sobre Fraude Documental na International Law Enforcement Academy, em Lima, no Perú, onde tive a oportunidade de examinar uma versão antiga do passaporte americano. Adivinhem: achei algumas dicas de segurança impressas no próprio passaporte. É sinal que o assunto é sério.

Então, se o "Tio Sam" recomenda, não custa dar uma olhadinha. As dicas vão desde as básicas como levar seu passaporte e os vistos necessários e não deixar sua bagagem desacompanhada em locais públicos, até algumas bem interessantes, já que uma gafe pode ser bem degradável.

O governo americano recomenda que o viajante pesquise sobre as leis e costumes locais, lembrando que enquanto naquele país, você estará sujeito a elas. BEM LEMBRADO! Portanto, para evitar violações à lei local, sempre procure agentes autorizados para trocar dinheiro ou comprar souvenirs.

Em Lima é muito estranho ver aquelas pessoas com um bolo de dólares na mão, vestindo coletes verde limão, mas são agentes autorizados e negociam dólares e euros a preço de mercado. O importante é cambiar plata com os autorizados, aqueles com o colete verde limão que estão em cada esquina no bairro de Miraflores - que eu ADORO!!

Recomenda-se ainda que se tirem duas cópias do passaporte. Uma deve ficar com você, separada do documento original, e a outra em casa com seus familiares, juntamente com o itinerário da viagem. A gente nunca lembra disso mas deveria lembrar.  Se você já estiver com hotel reservado, deixe os endereços e telefone, datas, número de voos. É muito útil em casos de emergência.


Um comentário:

  1. Muito bom o seu Blog. Util e agradável de se ler. Para quem viaja sempre ou de vez em quando, é sempre bom saber de dicas e informacnoes como as que estão no Blog. Parabéns

    Silvia

    ResponderExcluir