segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os curiosos golpes aplicados em hotéis

Desde que iniciei meu trabalho na Ronda Hoteleira da DEATUR, percebi que os estabelecimentos hoteleiros – hotéis, flats e similares - são vítimas dos golpes mais bizarros. Os mais comuns e os mais divulgados são os furtos de bagagem de hóspedes que ocorrem dentro dos hotéis. Mais uma vez os famosos “batedores de carteira”. Infelizmente, centenas de furtadores conseguem se infiltrar em hotéis e realizar alguns furtos (aguarde artigo sobre o assunto). A Polícia Civil vem trabalhando no assunto e os números diminuíram bastante, mas infelizmente ainda acontece*.

Engraçado mesmo são os golpes que os aproveitadores tentam aplicar nos próprios hotéis. São comuns os casos de gente que consegue se hospedar, contando histórias absurdas, e sair sem pagar.

O primeiro caso que eu vi foi de uma nigeriana lindíssima, com cara de modelo. Ela chegava no hotel falando um inglês perfeito e dizia que sua bagagem tinha sido extraviada no voo vindo de Paris, motivo pelo qual não carregava quase nada. A moça flertava bastante com o pessoal da recepção e, com a lábia característica dos estelionatários, conseguia se hospedar sem dar garantia nenhuma. Ela comia bem, tomava champagne, ficava duas ou três noites como uma rainha esperando a tal bagagem com os cartões até que... SUMIA! Acreditam que quando ela foi presa, tentou seduzir os Investigadores e o Delegado?

Outro caso que foi registrado em vários hotéis foi a do senhor que fazia reserva pelo telefone e na data marcada ligava para o hotel dizendo que estava a caminho, mas havia sido parado numa blitz policial na Av Washington Luiz. Alegava que estava tendo problemas com o carro alugado no e precisava de um táxi para levar a sua esposa da blitz até o hotel. Alegou que estava aguardando a chegada de um representante da locadora de veículos para esclarecer a situação.

Para alguns hotéis, o suposto hóspede pedia, além do táxi, cartões de crédito para celular, pelos quais pagaria ao chegar. A maioria dos hotéis achava estranho e negava o pedido e o táxi. Outros hotéis chegaram a atender o suposto hóspede e adivinhem? O taxista era assaltado por um elegante senhor vestido de terno.

Cara-de-pau mesmo foi uma suposta advogada que atormentou vários hotéis por alguns meses, sem NENHUM ÊXITO! A moça, segundo testemunhas, tinha um vocabulário bem característico, ia ao hotel e dizia que iria se hospedar, por isso precisava dos dados bancários para fazer uma reserva.

Dias depois, a mesma mulher ligava para o hotel pedindo o dinheiro de volta, pois tinha sido muito mal atendida e desistira de ficar hospedada. Claro que em todos os hotéis em que a estelionatária tentou o golpe verificaram que não houve sequer reserva no nome em nome da suposta vítima, muito menos depósito ou check-in!!!!! Vê se pode!!!! Essa queria ganhar no grito, porque xingava bastante e falava palavrões enquanto tentava “reaver” seu depósito imaginário.

Durante mais de um ano trabalhando em parceria com os hotéis paulistas, percebi que eles fazem de tudo para atender os hóspedes, até porque eles atuam na prestação do serviço HOSPITALIDADE. Agora, não tem ninguém tão ingênuo assim... A estelionatária tentou seu golpe em cerca de 20 hotéis da cidade e não levou dinheiro de ninguém! Virou mais uma história curiosa...




Um comentário:

  1. Os golpistas estão cada vez mais criativos, haja controle!

    Beijos

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