sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Furtos durante o voo: é raro mas acontece!

É raro, mas acontece. Já registrei casos de passageiros e até tripulantes que tiveram objetos furtados de sua bagagem de mão durante o vôo. Bom jeito de começar as férias, ein? Em janeiro deste ano, o filho da atriz Cybill Shepherd, Cyrus, de 22 anos, foi preso depois de ser pego furtando objetos de dentro das bolsas de outros passageiros num vôo da American Airlines, de São Francisco para a Filadélfia.

Aqui no Brasil, é situação é a mesma. Registrei o caso do "espertinho" que furtou apenas a última folha do talão de cheques de uma comissária de bordo, para evitar que ela notasse. O talão ficou intacto e o furto só foi descoberto porque a vítima era bastante organizada e percebeu que sua bolsa havia sido revirada. Sinal que o ladrão teve tempo e sangue frio para abrir a bolsa e a carteira da moça, retirando delicadamente a última folha do talão, com canhoto e tudo. Cara de pau!!!
 
Em junho deste ano, cinco passageiros que viajavam de Tóquio para Paris pela Air France tiveram objetos furtados de suas bolsas enquanto dormiam durante um vôo noturno. O prejuízo foi de cerca de U$5,700. A Air France se desculpou pelo ocorrido e alegou que seus comissários estão ali para garantir a segurança do avião e de seus passageiros, não para policiar o avião e evitar os furtos.

Os especialistas recomendam que a bagagem de mão fique fechada e com a abertura voltada para o interior do bagageiro, dificultando sua abertura. E o mais importante, fique atento ao seu companheiro de poltrona.

George Hobica, um especialista e vôos e presidente da Airfarewatchdog*, alega que esse tipo de furto é mais comum do que se acredita. Segundo ele, as pessoas dormem nos voos e os “batedores de carteira” costumam se aproveitar da ocasião para vasculhar bolsas nos compartimentos e embaixo dos assentos. George recomenda que a bagagem de mão seja fechada com um cadeado, especialmente durante voos noturnos. Recomenda ainda que o passageiro não deixe sua carteira no bolso de casacos, nem no compartimento superior da aeronave, nem no closet, caso você viaje na primeira classe.

* Airfarewatchdog - Airfare deals & money-saving tips from our airfare experts



Nenhum comentário:

Postar um comentário