quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Lima: exemplo de proteção ao turista

É a segunda vez que vou a Lima. Da primeira vez foi uma visita rápida mas bem agradável. Passar uma semana inteira na cidade só me deixou com vontade de voltar mais vezes. A comida é ótima, a cidade limpa, meus colegas do Brasil inteiro curtiram demais a vida noturna. Sem falar nas compras...

O que me surpreendeu foi perceber que a cidade é um exemplo de proteção ao turista. A Polícia Nacional do Peru conta com a DIRTUPRAMB, Delegacia Especial para Turismo e Meio Ambiente. Os policiais desta delegaciam estavam nos principais pontos turísiticos da cidade. Algumas das meninas eram verdadeiras guias turísiticas, nos contando as histórias das praças e prédios históricos.
Policial da DIRTUPRAMB @ Lima

Os policiais distribuiam um folheto muito simpático com dicas de segurança, um mapa com os pontos turísticos e outras informações legais. Percebe-se que eram profissionais com treinamento específico em atendimento ao turista. Estavam atentos aos grupos e a qualquer movimentação estranha. 

Até mesmo o Parque de la Reserva, onde ocorre toda noite o Circuito das Águas, que poderia ser um paraíso para os batedores de carteira já que o local é bem escuro, era extremamente policiado. Aliás, o local todo era muito organizado e limpo.

Existe muita coisa curiosa em Lima. Lá existem "cambistas oficiais" que trocam dólares e euros nas principais esquinas do bairro de Miraflores. Eles andam com um BOLO de notas de dólar nas mãos e negociam livremente. É seguro e o preço é justo. Mas, é claro, EVITE MANUSEAR GRANDES QUANTIAS e troque dinheiro apenas com os autorizados, são os que vestem colete verde-limão (inconfundível). Louco mesmo é o trânsito de Lima. Um caos educado, muita buzina, nenhum palavrão...


Nenhum comentário:

Postar um comentário