quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Greve dos aeroviários dificulta a vida de quem vai viajar - Guarulhos tem atrasos em 50,6% dos 164 voos programados até 18h

A greve dos aeroviários deverá causar problemas ao turista que viajou hoje em todo o Brasil. A presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Solange Vieira, pediu à população que se prepare para greve dos aeroviários e aeronautas, marcada para começar amanhã, antevéspera de Natal. O Sindicato dos Aeroviários confirmou a paralisação.
 
Mesmo hoje já foram registrados problemas. O aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (região metropolitana), registrava 83 voos atrasados em mais de meia hora até as 18h desta quarta-feira (22), o que representa 50,6% das 164 viagens programadas, além de três cancelamentos (1,8%) até o horário das 18h. Em Congonhas (zona sul de São Paulo), havia 29% de voos atrasados -- 53, dos 183 voos previstos, além de 22 (12%) cancelados.

Os dados são da Infraero, que, em todo o país, registrou atraso, até as 18h, em 625 (32,1%) dos 1.949 voos programados, e 80 (4,1%) cancelamentos. Dos 128 voos internacionais, 43 (33.6%) estavam atrasados até o fechamento do boletim, e dois (1,6%), cancelados.

O aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, tinha 35 voos atrasados (39,8%) de 88 programados. No Santos Dumont havia 21 viagens com atraso, de 122 programadas (17,2%), além de 25 cancelamentos (20,5%). A situação também está complicada em Brasília, no aeroporto JK: de 138 voos programados, 58 (42%) estavam atrasados e dois foram cancelados.

@ JK/Brasília
21/dez/2010
Os voos internacionais tiveram mais atrasos em Guarulhos -- de 67 previstos, 25 (37,3%) estavam atrasados -- e no Galeão, onde, de 23 programados, sete (30,4%) estavam atrasados e dois foram cancelados.

Atrasos e cancelamentos nas partidas de voos, principalmente do Rio de Janeiro e São Paulo, refletiram nos horários de decolagens marcados para esta quarta também no aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. Pelo menos 12 voos previstos para deixarem o terminal no fim da manhã e início da tarde foram cancelados.

Quase todos eram de aeronaves que deveriam ter saído dos aeroportos de Santos Dumont, no Rio, e Congonhas, em São Paulo, mas nem chegaram a Confins. Os voos atrasados, por sua vez, tinham destinos diversos, mas, na maioria dos casos, os passageiros tiveram que esperar menos de uma hora em relação ao horário previsto.

A Anac recomenda que o passageiro deve se informar, antes de sair de casa, se há algum movimento de greve significativo e se realmente os voos estão sendo impedidos de decolar. Consulte na página da Uol uma lista prática e rápida dos telefones das companhias aéreas.

Só pra relembrar, saiba dos direitos dos passageiros

Assistência material - A partir de uma hora de atraso, o passageiro tem direito a telefone ou internet disponível. A partir de duas horas de atraso, a companhia deve fornecer alimentação adequada ao tempo de espera (voucher, lanche, bebidas); e a partir de quatro horas de atraso em relação ao horário previsto de voo, os afetados devem receber acomodação em local adequado (espaço interno do aeroporto ou ambiente externo com condições satisfatórias para aguardar pela reacomodação) ou hospedagem (quando necessária), incluindo eventual transporte do aeroporto ao local de acomodação

Reacomodação - Imediata no caso de cancelamento ou preterição. Nos atrasos, reacomodação no próximo voo da companhia ou de outra empresa na mesma rota. O passageiro que aguarda reacomodação tem prioridade sobre os que ainda não adquiriram passagem

Informação - Companhia deve informar direitos do passageiro e os motivos do atraso, cancelamento ou preterição, inclusive por escrito (o que pode ser usado em pedidos de indenizações, se for o caso)

Reembolso - Para o passageiro que desistir da viagem por cancelamento ou atraso acima de quatro horas, reembolso integral do valor do bilhete, na mesma forma do pagamento (cartão de crédito ou crédito bancário)

Indenização - O passageiro pode pedir reparação no poder Judiciário se entender que o atraso causou dano moral. Por exemplo, se não chegou a tempo a uma reunião de trabalho ou perdeu um casamento

*Fonte: Associação Nacional de Aviação Civil (Anac)e Procon

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