terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cuidado com o penu furado!!!!

Os “batedores de carteira” estão sempre inventando novidades e estão cada vez mais ousados. Já havia registrado alguns casos destes no Aeroporto de Guarulhos e na porta de hotéis. Agora vi acontecer no estacionamento de um grande evento na cidade de São Paulo.


Neste tipo de golpe, o ladrão identifica a vítima e pede uma informação ou algo assim, enquanto ela entra no carro. Geralmente são três pessoas. Um segundo indivíduo fura o pneu do veículo, sem que a víima perceba e o terceiro os aguarda em outro carro alí perto. O grupo segue a vítima e quando ela pára para ver o que aconteceu com seu pneu, dois deles se oferecem para ajudar enquanto o terceiro (provavelmente aquele que lhe pediu a informação) furta alguma mala ou bolsa que estava dentro do carro ou mesmo do porta-malas.

Ás vezes, a vítima só percebe que foi roubada quando chega em casa, grata por ter recebido “ajuda” daqueles dois “bons moços”…

Fazem alguns meses, a Polícia Civil prendeu uma quadrilha que agia dessa forma, procurando suas vítimas na porta de hotéis (veja reportagem sobre o assunto*). No caso, a vítima percebeu que estava sendo seguida e conseguiu acionar a Polícia Militar. A Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista também investiga esse tipo de grupo.

Discordo daqueles que acham que funcionários de hotéis encobertam os ladrões e passam informações. Na minha opinião, os “batedores de carteira” são muito inteligentes e facilmente perceberam que o turista, especialmente o que vem a negócios, é um alvo interessante. É um executivo que, no mínimo, tem um belo smart fone, um notebook, cartões de crédito, algum dinheiro (com sorte dólares) e, ás vezes, um passaporte. Se os alvos costumam frequenter hotéis, é pra lá que os “batedores de carteira” vão, assim como vão para os aeroportos e para congressos e eventos de todo tipo.

No trabalho da Ronda Hoteleira, os funcionários dos hotéis são “olhos” dos Investigadores de Polícia dentro do hotel. Grande parte da informação usada na investigação destas quadrilhas especializadas em furtos por distração vem dos funcionários de hotéis, quase sempre treinados e informados. Mesmo assim, dê preferência a hotéis administrados por grandes redes (existem de todas categorias) e questione sobre procedimentos de segurança de todo tipo, caso não possua nenhuma referência.

De qualquer forma, saber destas histórias é uma ótima forma de se prevenir da situação. Sempre olhe em volta quando for entrar no carro – em qualquer lugar, mesmo onde você se sente seguro – e cuidado com estranhos pedindo informação ou tentando chamar sua atenção de alguma forma. Se perceber um pneu furado ou algo assim, só pare em local seguro e desconfie de estranhos chegando perto do carro ou oferecendo ajuda.

Invista na prevenção! Conhecer este tipo de golpe é a melhor forma de escaper dele, portanto, divulgue!!!

* Veja matéria exibida na Rede Record

Nenhum comentário:

Postar um comentário